Febre Reumática

Definição

A Febre Reumática é uma complicação inflamatória sistêmica, de resposta auto-imune, de uma infecção de garganta causada por uma bactéria chamada estreptococos beta hemolítico do grupo A.

A Febre Reumática pode acometer, articulações, coração, sistema nervoso central, pele e tecido subcutâneo (gordura abaixo da pele). A doença cardíaca reumática é uma das causas mais importantes de cardiopatia adquirida na infância, principalmente em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

A febre reumática atinge principalmente as crianças entre 5 a 15 anos de idade, sendo bem mais rara em outras idades.

Sintomas

Artrite - dor e inchaço de articulações, ocorre geralmente no primeiro surto, de forma migratória, auto-limitada, dura cerca de 2 a 3 dias em cada articulação, desaparecendo totalmente sem deixar seqüelas de 2 a 3 semanas.

Cardite - inflamação das estruturas cardíacas, podendo levar a um sopro cardíaco patológico se atingir as válvulas cardíacas. As mais acometidas são as válvulas mitral e aórtica. Pode durar até 6 semanas do surto inicial.

Coréia de Sydenham - ocorre mais no sexo feminino e inclui fraqueza muscular e movimentos involuntários e incoordenados. Pode ocorrer dificuldade na fala e na escrita.

Nódulos subcutâneo.

Eritema marginado - lesões de pele avermelhadas, com bordas elevadas e pálida ao centro. Não coça.

Febre.

Diagnóstico

O diagnóstico da Febre reumática é feito com base em  uma história clínica compatível (Critérios de Jones), com comprovação da infecção estreptocócica recente.

Nesse contexto, surge a necessidade de realização de exames para a detecção do Estreptococos, que pode ser feita por cultura da orofaringe (garganta), e testes sorológicos para anticorpos estreptocócicos (anti-estreptolisina O - ASLO, anti-desoxiribonuclease B).

Esses testes só servem pra identificar a presença da bactéria, não fazendo diagnóstico de febre reumática quando presente isoladamente.

O Ecocardiograma é importante para diagnosticar manifestação cardíaca ou não em uma pessoa com quadro compatível com febre reumática.

Tratamento

O tratamento da fase aguda da febre reumática depende do órgão acometido. Pode ser usado antiinflamatório tipo ácido acetil salicílico para artrite, corticosteróides para casos com acometimento cardíaco.

A Penicilina Benzatina (Benzetacil) é de extrema importância para tratamento do surto agudo e para a prevenção de novos surtos (injeção a cada 3 semanas). A duração do tratamento depende  de 3 pontos:

Doença sem acometimento cardíaco

Doença com acometimento cardíaco que passado a fase aguda, não deixou sequelas

Doença com acometimento cardíaco que deixou sequela após fase aguda

A sequela (crônica) é basicamente a sequela cardíaca, sendo importante o acompanhamento com um especialista.